Aparelhinhos portáteis revelam a composição dos alimentos

Sabe aquela frase ´Você é o que você come”? Pois é, agora você pode saber quem você é!
É! Isso mesmo! Você pode saber, exatamente, o que você está comendo: calorias, percentual de gordura, se tem carboidrato, se tem agrotóxico, se é orgânico, se está estragado... Podemos saber se o que está escrito nas etiquetas, nos rótulos e nas tabelas nutricionais dos alimentos está correto ou se o alimento não está bom para o consumo por algum motivo. Tudo graças a aparelhos que os scanneiam e informam suas composições químicas, não somente servindo para alimentos, mas também remédios e outros objetos.

Os aparelhos são portáteis e com preço razoavelmente acessível, em torno de U$ 149,00 ou R$ 330,00, prometendo fazer uma revolução no nosso dia a dia.

Você já imaginou saber se seu remédio é falsificado ou não? Já imaginou identificar que um alimento dentro da geladeira, que está com aparência boa, na verdade, não está bom para o consumo? Já imaginou que seu iogurte que já passou do prazo de validade no rótulo, na verdade, está ainda em ótimas condições para ser consumido? já imaginou você comprar um alimento como sendo orgânico e você descobrir que ele tem muito nitrato decorrente dos agrotóxicos, logo não é orgânico? E descobrir níveis de radiação?! São muitas possibilidades!

Várias empresas estão trabalhando no aprimoramento dessa tecnologia e na fabricação desses aparelhos, que serão lançados no mercado já em 2015, se tudo ocorrer bem.

O Pimenta Comenta apresenta um desses projetos revolucionários.


 TellSpec



Tecnologia
A luz é feita de partículas chamadas fótons. Quando o feixe de laser de baixa potência ‘scanneia’ a comida, alguns dos fotões são absorvidos, elevando os estados de energia das moléculas no alimento. Fótons de energia mais baixos são, então, refletidos de volta. O espectrômetro dentro do TellSpec scanneia esses vários tipos de fótons e os contabiliza. Os números resultantes, denominado espectro, descrevem os compostos químicos nos alimentos.

 Este espectro é carregado para um motor de análise, onde são analisadas e correlacionadas com outros espectros de referência. Informações sobre os alérgenos, substâncias químicas, nutrientes, calorias e ingredientes nos alimentos são então transferidas para você e exibidas em seu smartphone.
20130920173052-5Process

Saibam mais em:
https://www.indiegogo.com/projects/tellspec-what-s-in-your-food

Steve Simpson



Steve Simpson é um designer premiado internacionalmente, que em suas ilustrações e projetos geométricos, ele adorna livros infantis, muda a aparência de embalagens e dar graça a quadrinhos e desenhos animados.

Os trabalhos que dispomos aqui no blog são códigos de barras que receberam suas interferências gráficas, continuando praticamente com as mesmas sequências e dimensões de linhas. 
Em Londres, Irlanda, Los Angeles e Nova York é muito possível que encontremos, nas gôndolas de supermercados, produtos que possuem códigos de barras que estão muito além da sua funcionalidade habitual.

















Quem sabe um dia você não reconhece uma barrinha de Steve Simpsom por aí?!


Encantem-se com Joana Lira

Ai, ai... o que dizer de Joana Lira?
Seu trabalho é apaixonante! 
Uma nordestina “arretada”, nascida em Recife, que descobriu seu caminho no Design Gráfico, ilustrando toda a brasilidade que tanto nos orgulha. 
Suas estampas coloridas colorem latinhas, agendas, cartões, cenografias, paredes, quadros... Uma verdadeira artista que nos encanta a cada desenho.

Encantem-se também com Joana Lira!



































http://www.joanalira.com.br