Existe um movimento, a nível global, onde os adeptos experimentam o desapego e o compartilhamento de informação e cultura: o Bookcrossing. O Bookcroosing é a prática de deixar livros em locais públicos como pontos de ônibus, terminais, shoppings, bancos de praças, cafés, restaurantes, etc., na intenção de que outra pessoa os encontre, leia-os e liberte-os novamente. Alguns estabelecimentos disponibilizam até prateleiras para quem queira deixar ou pegar algum livro. Não é legal?!
Funciona mais ou menos assim: você quer participar e pensa em “libertar” determinado livro. Você entra no site e registra o livro gratuitamente. Seu livro recebe um ID único e intransferível (que é só dele) e poderá viajar o mundo! As diferenças linguísticas podem significar uma barreira para alguns, mas não é intransponível, acreditem, pois é o leitor que escolhe o que quer e o que sabe ler, não é mesmo?
Pois bem. Depois você imprime a etiqueta padrão ou de sua criação e cola no livro. A etiqueta informa a proposta do movimento e o ID do livro. Tipo assim:
Feito isso, escolha um lugar e liberte o livro!
Os “Bookcrossers” formam uma rede social inteligente, criativa, divertida e generosa. Já chegou no Brasil e estamos com muita vontade de participar. Vocês não querem também?
“Um livro não é apenas um amigo, ele faz amizades para você. Quando você possui um livro com mente e alma, você é enriquecido. Mas quando você o passa adiante, você é triplamente enriquecido.” (Henry Miller, Os Livros da Minha Vida, 1969)Entrem no site: http://www.bookcrossing.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário